123i Explica
reclamações que os síndicos mais recebem em condomínios

Quais as reclamações que os síndicos mais ouvem

Quanto vale esse apartamento?

A vida em um condomínio pode não ser fácil, por isso, respeitar as regras pré-estabelecidas pela administração é fundamental para que os vizinhos vivam em harmonia.

Quanto maior o número de unidades em um edifício, maior o número de pessoas insatisfeitas. Na grande maioria das vezes, quem tem que ouvi-las é o síndico.

Para alguns conflitos entre vizinhos, existem leis que ajudam a solucioná-los, caso o regulamento interno não seja o suficiente.

Conheça as reclamações que os síndicos mais ouvem:

crianças na piscina  1| Barulho
É responsabilidade de cada condomínio estipular o horário em que é permitido fazer barulho e a penalidade para quem não respeitar o regulamento.
O morador que se sentir incomodado com o barulho, deve procurar o síndico, que tomará as providências cabíveis.
Um pouco de bom senso é válido para uma boa convivência. Caso o vizinho, que está fazendo barulho nunca tenha feito isso antes, talvez ele tenha um motivo especial para estar dando uma festa até mais tarde. Se tiver a possibilidade de apenas conversar essa sempre será a melhor solução.

cachorro-e-apartamento

 2| Animais  
A administração deve estabelecer um regulamento para a circulação dos animais em áreas comuns, e estipular se a presença deles é permitida ou não. Se for permitido, também vale estabelecer qual tipo de animal e de qual porte.

Em um caso isolado, onde alguém desrespeita as regras, o síndico pode servir como intermediador. Mas se o problema é reincidente, como no caso do pet de alguém afetar toda a coletividade, o síndico pode aplicar as penalidades previstas em regulamento interno ou apelar para uma ação judicial, que pode fazer com que o bichinho seja retirado de seu lar. Para que a infração se comprove, são necessários os depoimentos de funcionários, condôminos ou uma gravação. As queixas mais comuns dizem respeito ao barulho e necessidades feitas fora do local apropriado.

vaga de garagem 3| Vagas de carro
Danos causados por vizinhos dentro da garagem, como batidas e arranhões por exemplo, são assuntos que figuram em praticamente todas as reuniões de condomínio. Nestes casos, danos causados por vizinhos são de responsabilidade dos mesmos, já acidentes como portões que atingem os veículos, devem ser ressarcidos pelo próprio condomínio.

Outra reclamação bastante comum, que envolve as vagas de garagem, é sobre os carros grandes que ocupam mais espaço do que tem direito, pois muitos apartamentos antigos não estavam preparados para os utilitários, que hoje estão tão em alta.

Solicitar vaga para que um visitante use é uma prática bastante comum, mas se esse benefício não estiver pré-estabelecido no regulamento, não adianta insistir.

Plumber installing pipes 4| Vazamentos
Quando percebem um vazamento em um apartamento, as pessoas têm dificuldade em saber quem é o responsável. O vizinho de cima ou o condomínio? Uma vistoria técnica pode ser solicitada para que o responsável seja identificado. Se o apartamento for novo e ainda estiver na garantia, a construtora deve pagar pelo estrago.

  • reclamações que os síndicos mais recebem em condomínios
    123i Explica

    Quais as reclamações que os síndicos mais ouvem

    Você tem esses problemas em seu condomínio? Conheça as reclamações que os síndicos mais ouvem.
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Simone Dias
Carregar mais em 123i Explica

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

Vender um imóvel rápido pode ser mais simples do que você pensa

Veja essas dicas simples e venda seu imóvel mais rápido.