Bebê a Bordo
Baby sleeping on the bed

Como melhorar o sono do bebê e também o seu

Quanto vale esse apartamento?

Melhorar o sono do bebê - Blog 123iUma das principais preocupações dos pais – especialmente os de primeira viagem -, é que com a chegada do bebê as noites de sono se transformem em períodos intranquilos de vigília. É fato que a adaptação demanda tempo e pode mexer com o relógio biológico de todos, mas algumas pequenas medidas podem melhorar o sono do bebê e garantir também o seu descanso.

Uma das informações cruciais para melhorar a perspectiva com relação a isso é que recém-nascidos dormem muitas horas. Nos 60 dias iniciais é comum que passem até 18 horas dormindo, o que depois diminui para 15 horas e assim permanece por alguns meses. Isso não significa, porém, que todo o sono seja aproveitado em sequência: os bebês dormem em períodos espaçados, ainda sem distinguir dia de noite.

A rotina de um bebê só é mais previsível depois de cerca de seis meses de vida. Há aqueles que com dois meses já dormem a noite inteira, mas é importante notar que o tempo dele varia de acordo com as condições do ambiente, com o próprio organismo e com as ações dos pais. Para evitar que tais meses sejam estressantes e para melhorar o sono do bebê separamos algumas dicas. Confira:

1| Observe o bebê

Como dito acima, é comum que bebês dur Melhorar o sono do bebê - Blog 123imam muito nas primeiras semanas de vida. Lembre-se de que eles não costumam ficar acordados mais de duas horas seguidas e, portanto, se você não colocá-lo para dormir, ele ficará extremamente cansado e seus horários vão se confundir. Essa necessidade pode ser benéfica se você souber utilizá-la: aproveite o cansaço e tente colocá-lo no carrinho ou no berço. Isso diminuirá a dependência do colo e consequentemente facilitará as coisas futuramente.

2| Mostre a diferença entre dia e noite

A consciência de que há o período diurno e o noturno só chegará ao bebê se você inserir alguns sinais disso. Quando ele quiser dormir durante o dia, deixe o cômodo um pouco iluminado e, de preferência, com luz natural. Acorde-o quando for hora de mamar e deixe que ele perceba a movimentação na casa. Quando vier a noite, permita que a escuridão quase completa se instale ao seu redor. Nesse caso uma pequena iluminação é válida, mas deve ser quase nula assim como o barulho.

3| Não embale para dormir

Por mais tentador que pareça, embalar o seu bebê e fazer do sono um ritual faz com que você se submeta (e também submeta a criança) a apenas dormir caso isso aconteça. Se você quer melhorar o sono do bebê, deixe-o dormir simplesmente porque quer e não porque você está insistindo. Aos poucos isso o libertará e deixará o bebê seguro para cumprir suas vontades e rotinas.

Melhorar o sono do bebê - Blog 123i4| Estabeleça horários

A partir dos seis meses de vida você poderá nutrir expectativas sobre seu bebê dormir a noite inteira. Uma dica essencial para isso ser realidade é condicioná-lo a uma rotina, tendo horário certo para deitar-se e também para acordar.

 

5| Consulte o pediatra

A assistência na hora do choro noturno é motivo de muita polêmica. Alguns pediatras indicam a tolerância e outros dizem que o melhor é socorrer o bebê imediatamente. Nos primeiros meses, o choro é intimamente ligado ao incômodo e, por isso, deve ser motivo de alerta. Passados os seis meses o melhor que se tem a fazer é consultar um pediatra de confiança para maiores orientações.

Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Júlia Vianna
Carregar mais em Bebê a Bordo

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

4 dicas para melhorar a qualidade do ar em casa

4 dicas simples e fáceis para melhorar a qualidade do ar em casa. Invista na sua saúde e na natureza!