Sucesso a Vista
Escritório em casa

9 passos para criar um escritório em casa eficiente

Quanto vale esse apartamento?

Escritório em casa

Você trabalha em casa mas as vezes sente falta de um ambiente mais estruturado? Tem um emprego fixo mas nas horas vagas se dedica a um trabalho temporário? Já precisou estudar e percebeu que o sofá e a cama não são bons lugares para isso? Gostaria de ter um cômodo organizado que favorecesse sua concentração? Se uma das respostas para as perguntas anteriores foi “sim” ou se você conseguiu imaginar uma situação semelhante em sua vida, descubra agora mesmo como pode criar seu escritório em casa!

1| Defina o cômodo mais adequado
Sim, é muito importante ter um cômodo só para montar seu escritório. Sabe aquele quartinho extra que ninguém usa a não ser para colocar itens que não são desejados em outro lugar? Pode ser o momento de se livrar do que não precisa para abrir espaço para novas oportunidades. Se essa opção não servir para você, calma. Tente traçar uma linha imaginária em seu quarto ou até na sala de jantar para reformular a disposição das coisas e fazer seu “espaço da concentração”.

2| Planeje, pesquise, organize
Com o que você trabalha? O que você estuda? Quais serão os aparatos necessários para que você possa viver no escritório por algumas horas? Responder a essas questões é primordial para fazer uma lista do que você precisa achar, comprar ou até reaproveitar. Feito isso, procure pensar em qual formato sua organização caberá melhor. Explore nichos, prateleiras, gavetas, caixas etiquetadas. Vale o que facilitar a sua rotina e agradar seu estilo de decoração. Depois de imaginar bastará cotar preços e fazer um bom negócio!

3| Crie suas próprias regras
Ter um escritório em casa é conviver com tentações. Você pode ligar a TV de vez em quando, pode comer a qualquer hora ou então lembrar que tem louça de ontem acumulada na pia. Essas e outras situações são frequentes ótimas para tirar seu foco, reduzir a produtividade e, consequentemente, prejudicar seus resultados e sua autoestima. Por isso, considere criar algumas regras como horários fixos para refeições e outras pausas. Uma lousa pode ajudar nessa tarefa ou, se preferir, um quadro branco também é uma boa opção.

4| Deixe para começar quando estiver tudo pronto
Faça todas as reformas e ajustes que precisar antes de iniciar as atividades no seu novo escritório em casa. Acostumar-se com a bagunça e com a falta de rotina não é nada bom. Quanto mais você tratar desse assunto como seriedade, mais resultados positivos chegarão. Durante esse período você pode alugar alguma sala comercial, buscar escritórios de coworking ou então espaços públicos com acesso à internet, como centros culturais e bibliotecas estaduais.

5| Mantenha seu planejamento à vista
Saber onde se quer chegar é tão importante quanto saber como fazer isso. Por isso, trace objetivos e procure detalhar cada passo necessário para atingí-los. Definindo prazos para finalizar cada um desses passos e se comprometendo a cumprí-los você certamente otimizará seu tempo e terá mais sucesso. Uma boa dica é tornar isso visível através de desenhos, escritos em um calendário ou até mesmo uma linha do tempo – desde que seu planejamento esteja sempre à vista. Já pensou em colocar isso em uma das paredes?

6| Invista em você
Nada de trabalhar de pijama! Lembre-se de que nosso cérebro entende cada mensagem que enviamos a ele e isso provoca respostas. Se você quer um dia produtivo e cheio de criatividade é hora de se reeducar. Levante, tome um banho, vista uma roupa confortável e aceite o desafio de fazer a jornada ser boa. Sutilmente seu corpo mostrará mudanças e colaborará para o resultado final

7| Solte-se de vez em quando
Se o seu escritório em casa foi feito para ser usado todos os dias, cuidado. Não respirar um bom ar fresco e ficar muito tempo sem contato com o mundo lá fora pode ser um crime à sua saúde e ao seu bem-estar. E, já que você se propôs a criar e seguir regras para ter um bom desempenho, você também merece uma folga de vez em quando, não é? Aproveite!

8| Personalize para curtir mais
A palavra “escritório” deve ficar bem longe do sentimento “tédio”. O primeiro grande passo para isso é inserir muitos de seus toques nesse espaço. Coloque um pôster de sua banda preferida, uma foto com os amigos. Traga alguns de seus livros preferidos e até seus discos. Pense em papeis de parede, em comprar uma cadeira bacana e confortável. Esse deve ser um lugar em que você gosta de ficar.

9| Mude periodicamente
A combinação que parece ser o máximo hoje, pode nem despertar sua atenção em alguns meses. Isso é um processo normal e que vale para outras coisas na vida como o guarda-roupas, os lugares que frequenta. Abrir os olhos para a novidade faz bem para a criatividade, para o sentimento de conforto e de alegria. Sendo assim, mude alguma coisa daqui um tempo, nem que seja algum item decorativo a mais na estante.

  • Escritório em casa
    Sucesso a Vista

    9 passos para criar um escritório em casa eficiente

    Seja para as horas extra ou para todos os dias, ter um escritório em casa que seja eficiente é extremamente necessário. Descubra como conquistar isso em 9 passos!
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Júlia Vianna
Carregar mais em Sucesso a Vista

Um Comentário


  1. criarsitepro.com.br

    24 de abril de 2018 at 08:32

    Super interessante ler, apenas o que eu estava procurando.

    Reply

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

Como melhorar o sono do bebê e também o seu

Tem um bebê a caminho? O Blog 123i dá dicas práticas para melhorar o sono do bebê