Vida a 2
derperdício de água

Economia de água: como diminuir o consumo em todos os cômodos da casa

Quanto vale esse apartamento?

A crise hídrica atingiu boa parte da população brasileira e, como consequência, a redução do consumo de água nas casas e apartamentos é uma das tarefas mais importantes da população. Os recursos para diminuir os gastos ao máximo são muitos, como controlar o tempo no banho ou até mesmo lavar a louça com menos frequência. Em pesquisa feita pela imobiliária Lello, 42% dos prédios da Grande São Paulo, Campinas e litoral não reduziram o consumo ou gastaram mais água.

Segundo a Sabesp, escovar os dentes com a torneira fechada gera economia de 70 litros de água em um apartamento e 11,5 litros em uma casa. Isso tudo porque a pressão para levar água é maior para prédios do que para casas. Não importa o local, é possível que você faça a sua parte e reduza o consumo não só em algumas atividades do dia a dia, mas, em todos os cômodos do seu lar. Para isso, as melhores dicas para economizar água:

economia de águaCozinha:
Preparo das refeições – É possível reduzir consumo preparando alimentos assados ou até mesmo grelhados. Para lavar legumes e frutas, use uma bacia de água ao invés de deixar a torneira aberta. Usar menos água em alimentos que realmente precisam dela também é uma das alternativas para diminuir os gastos, como no preparo do macarrão. Ao invés de encher a panela, apenas cubra com um pouco de água.

Lavando a louça – Esqueça o velho hábito de deixar a torneira aberta. Deixe a pia cheia de água, feche-a, mergulhe todos os pratos e copos sujos e esfregue. Depois disso, encha a pia novamente de água limpa e mergulhe os objetos de novo apenas para tirar os resíduos que restaram. Outra dica é lavar a louça apenas quando a pia estiver cheia.

 Tv roomSala:
Cuidados com os eletrodomésticos – Pode parecer que não, mas na sala o gasto também é alto. Afinal, a produção de energia é completamente dependente da água. A solução é deixar os eletrodomésticos desligados enquanto não estiverem sendo usados. Já a iluminação pede lampadas de LED, pois podem durar décadas e consomem menos energia. Deixe de lado os modelos fluorescentes ou incandescentes.

economia de águaQuarto:
Temperatura ambiente – O ar condicionado é um dos grandes problemas quando se trata de economia de energia e água. Recomenda-se suspender o uso.

 

economia de águaLavanderia:
Máquina de lavar e secar – Ao adquirir seus eletrodomésticos, busque por produtos que tenham o selo Procel, pois, eles são mais eficientes e consonem menos energia. Além disso, veja se eles possuem controlador de potência para monitorar os níveis de gastos de energia elétrica. Ao lavar as roupas, guarde a água para utilizar na limpeza da casa.


economia de águaÁrea Externa:

Água da piscina – Segundo a Sabesp, uma piscina de tamanho médio perde em torno de 3,8 mil litros por mês por causa da evaporação natural. A solução para diminuir a perda em até 90% é simples: mantenha a piscina coberta com uma lona ou até mesmo capa plástica.

Limpeza e jardim – Para lavar a área externa, use a água da máquina de lavar, passe um pano úmido ou apenas a vassoura. Além disso, armazene a água chuva para molhar o jardim e também para limpeza da garagem e calçadas.

São pequenos cuidados como esses que ajudam o meio ambiente e tornam o seu lar sustentável. Não deixe de compartilhar as dicas nas redes sociais!

Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Raíssa Araújo
Carregar mais em Vida a 2

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

Móveis prontos ou planejados? Saiba qual a melhor opção

Clique e confira as melhores dicas para não errar na escolha dos móveis!