1

Casas para alugar no Centro em São Paulo, SP

Centro, São Paulo - SP,

  • 65
  • 0 quartos
  • 0 vagas
Casa terreá com sala, 2 quartos, cozinha, banheiro e quintal. Ao lado do Metro Armênia (Ao ligar informar o cód. do imóvel: 107485).
R$ 1.380
Buscar imóveis

Casas para alugar no Centro

É muito difícil pensar na região da cidade de São Paulo sem lembrar de todos os componentes históricos que permeiam as casas para alugar no Centro e demais imóveis. Bons exemplos disso - e que também fazem parte de qualquer roteiro cultural paulista - são: o Pátio do Colégio, a Santa Ifigênia, o Viaduto do Chá, o prédio do Banespa, o Banco Mercantil de São Paulo, o Edifício Martinelli e muitos outros. Antes de falar mais sobre isso, é importante lembrar de que toda essa história começou em janeiro de 1554, quando os padres jesuítas fundaram a capital paulista e determinaram como centro o local que hoje corresponde à soma da República com a Sé.

À época, alugar imóveis no Centro era uma tendência se iniciando. O movimento causado pelos jesuítas atraiu inicialmente a parte comercial e, consequentemente, os trabalhadores e familiares fizeram do local a nova moradia. Hoje o centro engloba os distritos da Bela Vista, Santa Cecilia, Liberdade, Sé, República, Cambuci, Consolação e Bom Retiro. Para ter noção exata da geografia do local é só ter em mente o que é administrado pela Subprefeitura da Sé. A grande diferença para o início da história é que hoje predomina o ato de alugar apartamentos no Centro, panorama influenciado e determinado pela urbanização da cidade.

Quem nunca morou no centro de São Paulo pode pensar neste local como uma passagem ou destino para alguns momentos de lazer, porém é interessante lembrar que até o meio do século XX foi a roda que girava a economia paulistana. Isso se refletia nos empreendimentos comerciais e também nas moradias que alí eram construídas. Portanto, quem considerar comprar casas no Centro terá como opções construções antigas, vantajosas em termos de metragem, que oferecem sólidas experiências de vida no coração da cidade. Ainda que a sede do governo do estado tenha saído de lá, o logradouro é muito rico e recebe investimentos constantes das autoridades. Isso tem mudado a trajetória do Centro que, há alguns anos, foi palco de extrema degradação e descuido.

Hoje diversos projetos de revitalização de imóveis e de recuperação de ambientes culturais estão na ativa, o que permite a um morador de lá visitar a qualquer momento a Pinacoteca do Estado, a Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa, a Sala São Paulo, o Theatro Municipal e tantos outros. Também é possível fazer compras no Mercado Municipal, que apresenta uma gama de frutas, verduras, temperos, frios, carnes e demais alimentos com muita qualidade e preço baixo. Tudo o que sai de lá é fresco e certamente fará do cotidiano dos novos moradores muito mais saudável e saboroso.