Entre os bairros de Santana e da Freguesia do Ó está a Casa Verde, com área de aproximadamente. Entre os bairros de Santana e da Freguesia do Ó está a Casa Verde, com área de aproximadamente 7km² e população de 75 mil habitantes. A região, rica em ruas arborizadas, é uma das mais atrativas da Zona Norte da cidade paulista. Justamente por este motivo, muitas incorporadoras investem em construir e colocar apartamentos à venda na Casa Verde.
Predominantemente habitado por pessoas da classe média, boa parte dos imóveis para alugar na Casa Verde atingem o alto padrão. Essas tem, à disposição, padarias e restaurantes renomados como Leão XIII, Panetteria ZN, Marques Hamburguer, Habañero e a churrascaria Sul Nativa. Quem escolhe um dos apartamentos para alugar na Casa Verde, então, também ganha a vizinhança do Jardim São Bento - outro bairro nobre e reservado de São Paulo.
Quem opta por alugar casas na Casa Verde também tem fácil acesso à Avenida Braz Leme, que liga a região aos demais pontos da cidade através das Marginais. Outra importante via da Casa Verde é a Avenida Engenheiro Caetano Álvares - conhecida pela agitada vida noturna, por ter sediado a Rede Manchete e também por ser o endereço do Fórum Regional de Santana.
O bairro da Casa Verde nem sempre teve esse nome: antigamente era conhecido como Vila Tietê e sua extensão era ainda maior. Em 1964 parte do território passou a constituir dois novos bairros - o Limão e a Vila Nova Cachoeirinha. O que já era entendido pela geografia local foi sancionado em 1986, quando uma lei municipal definiu todos os distritos e os subdistritos de São Paulo.
A nova denominação deu-se por conta de um sítio que ficava às margens do Rio Tietê e que se destacava pelas janelas pintadas de verde. A cor fez da casa um ponto de referência e o nome popular tornou-se oficial - história que poucos habitantes de lá conhecem.