Pela região que hoje é conhecida como Brooklin, no século XIX passava uma linha férrea que fazia a conexão da capital paulista com o município de Santo Amaro. Criada pela Companhia Carris de Ferro, tinha os vagões puxados por burros - precariedade que passa longe da realidade atual do bairro.
Pouco mais de uma década depois houve o primeiro sinal de evolução: os bondes movidos à burros foram trocados por outros impulsionados pela eletricidade. À época já apareciam os primeiros imóveis à venda no Brooklin e o comércio local começava a se agitar.
Equilibrando interesses industriais e residenciais, os entornos do Brooklin se desenvolveram apresentando bons resultados em um período curto. Onde hoje é a Avenida Santo Amaro, por exemplo, apareceram as primeiras casas para comprar no Brooklin por conta da existência de uma expressiva fazenda chamada Casa Grande.
Outro loteamento importante para consolidar o bairro foi o Jardim das Acácias, mais próximo da Avenida Morumbi. O terceiro, próximo à região de Águas Espraiadas, acabou por se juntar ao conjunto de três territórios que se unificaram para a formação do Brooklin.
Hoje, comprar um apartamento no Brooklin é transitar por ruas com nomes provindos dos Estados Unidos da América, tais quais: Michigan, Miami, Nebrasca, Nova York e Hollywood. É também contar com uma arborização agradável e maior que a de outros bairros paulistas.
Lá há polos comerciais como, por exemplo, na Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini. Também há a Avenida Água Espraiada, construída a partir da canalização de um córrego, e o Complexo viário Real Parque, que chama a atenção pela arquitetura e por fazer nascer um centro econômico no local.
Seja qual for sua intenção, concluir um negócio imobiliário nesta região é ter a certeza de sucesso. As casas à venda no Brooklin sustentam uma arquitetura elegante e estão situadas em uma vizinhança que pode prover tudo que essas precisam.