Quem diz que conhece São Paulo mas nunca esteve pela Santa Cecília precisa insistir neste local. Assim como toda a cidade, o bairro é recheado de expressões culturais, de reservas históricas, de retratos múltiplos e também de oportunidades - como é o caso das casas para alugar na Santa Cecília. O logradouro é parte do Centro paulista, o qual tem extrema importância para remontar o início, os pilares e traçar o futuro da cidade. Só por esse motivo já é uma boa ideia morar em tal lugar.
Um outro possível olhar que também mostra as vantagens do logradouro é o que considera sua tradição. Antes de ter os traçados e vias que tem hoje, era um extenso território rural que foi loteado e então surgiram as primeiras chances de alugar imóveis na Santa Cecília. Estes foram construídos com destino ao alto-padrão para atender fazendeiros e suas famílias. Muito espaçosos, foram transformados em grandes torres que mudaram o panorama favorecendo alugar apartamentos na Santa Cecília e urbanizando rapidamente o bairro.
A história deste entorno sofreu uma mudança em meados de 1930, quando muitos brasileiros contraíram febre amarela e se mudaram para lá. Eram muitas pessoas em pouco tempo e para poucos imóveis. Assim nasceram cortiços, casas improvisadas e moradias temporárias. Comprar casas na Santa Cecília, portanto, foi uma atividade muito fácil e banalizada por algum tempo. A região também fez parte da lamentável consolidação da cracolândia.
Porém, graças aos investimentos públicos e aos esforços privados, a Santa Cecília e todo o centro foram revitalizados e hoje retomaram seu poder e imponência. As áreas impróprias para habitação passaram por reforma, tudo foi modernizado e tanto esforço resultou na óbvia valorização e estabilização do lugar. Hoje, morar em Santa Cecília é um privilégio e dá aos habitantes uma liberdade sem igual.